Acabaram-se as preocupações tolas. Nossas avaliações serão bem mais complicadas que as de matemática agora.
Vocês sabiam disso, mas por que não desistiram no início? Talvez o fim seja o que os motivou.
Lembra do primeiro dia de aula doensino médio?
Na outra escola, embora fossem todos diferentes, eles eram muito iguais, ainda crianças, mas aqui não.
E dentre os diferentes, o queé mais engraçado, nós escolhemos os mais parecidos com a gente e aí, começamos a compartilhar as respostas das provas e os problemas reais.
Fazer amigos na escola é muito fácil, porque você os vê todos osdias. Mas e depois?
Voltando para cá, estamos terminando. Agora os amigos de escola vão ser só, amigos e a escola vai ser só uma lembrança nostáugica. E quantas lembranças.
Perceba que nenhuma delas tarta de alguma coisa que o professor falou sobre a matéria e, sim, o que ele falou que mexeu com a sua cabeça, os conselhos e as verdades.
Isso porque a matemática e a física não são importantes. O ser humano dá mais valor ao que falam sobre a vida e seus problemas internos, não científicos.
E quantos problemas foram resolvids com a ajuda dos conselhos sábios dos seus ainda estúpidos, "amigos de escola"?
E agora?
Agora cada um pega sua mala e vai embora. Uma para o Conj. Industrial, outro para a Turquia, outros para outros lugares, ou ficam ali mesmo.
A escola era o que nos unia? Ou seriam nossas semelhanças? Ou nossas diferenças?
Como será a vida de gente grande? Será que a gente vai fazer amigos assim no trabalho e ficar tristes quando formos demitidos, por sentir falta deles? Ou será que é só aquela corrida por status de que tanto os adultos falam?
Talvez deveríamos pensar que a vida, em si, é uma grande escola e que todos estudamos na mesma sala. Somos "amigos de escola" para sempre então. Mesmo depois da partida. Porque na memória, os momentos ficarão, em forma de vídeos tremidos, fotos, aniversários improvisados com dirito a ovo falso, ou simplesmente a ida e a volta de ônibus, sem contar com os "cinemas dublados" (eca) e o sentido estranho que um sente pelo outro.
Sim, a escola definitivamente serve para alguma coisa...
Dedicado a todos os "amigos de escola" quefiz nesses 16 anos e que ficaram para trás, seguindo suas vidas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário